img

Pesquisas/Projetos Atuais

10/06/2019

Pesquisa 1

A pesquisa: Recortes da relação entre formação e atuação docente no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia reconhece o percurso histórico da prática de ensino (estágios) como base para pensar aspectos teórico-práticos da formação do professor para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio deste exercício e, com especialidade sobre o movimento de inscrevê-lo em face de contrapontos com marcos da regulação, da formação e da atuação docente – em vigência no estágio curricular obrigatório desenvolvidos pelo curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFG, pretende contribuir com o debate da formação de professores, tendo como foco especial o âmbito de atuação do pedagogo. Trata-se de um projeto composto por quatro eixos temáticos, sendo: 1) Política de formação de professores/estágio da Universidade Federal de Goiás (instituição formadora) e políticas de formação de professores/estágio das instituições concedentes de estágio (redes estadual/Goiás e municipal/Goiânia); 2) O estágio curricular obrigatório no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação/UFG; 3) Sujeitos do estágio (professor orientador, professor supervisor, estagiário); 4) Docência stricto sensu/relação entre a formação e a atuação; parte do entendimento de que o estágio desenvolvido no curso de Pedagogia se constitui como espaço privilegiado de tensão e diálogo nas relações entre a formação e a atuação, a universidade e a escola básica, a teoria e a prática. Visa a articulação de estudos e pesquisas que evidenciem a formação e a atuação docente de futuros professores a partir do estágio, do conjunto de sujeitos por ele abrangido e das questões complexas por eles deflagradas. 

Coordenadora:Profa. Dra. Valdeniza Maria Lopes da Barra - Núcleo de Formação de Professores FE/UFG

Pesquisa 2

A pesquisa visa refletir sobre para onde vai a didática na contemporaneidade. E ainda: a)contribuir para a compreensão, ressignificação e reorganização do estatuto da didática na contemporaneidade; b) compreender e analisar as interfaces emergentes entre processo de ressignificação do estatuto da didática na contemporaneidade e a formação de professores; c) pensar sobre abordagens didáticas emergentes que despontam como iniciativas marginais (MORIN, 2011) e insurgentes (CANDAU, 2018); d) identificar perspectivas didáticas emergentes que visem (re)construir práxis efetivas em favor da transformação social e que  produzam enfrentamentos frente ao cenário de retrocessos político-educacional da atualidade.

Coordenadores: Profa. Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno e Prof. Dr. Carlos Cardoso Silva

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Pesquisa 2 252 Kb 009e036aeec4400b0f7459aebcf6ca9f
PESQUISA1 643 Kb f421bd4fa5d73e1e85313d710fd74b21