Apresentação

O Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) é um espaço de produção e socialização de conhecimentos sobre formação docente. Foi criado em outubro de 1999 pelo Conselho Diretor da Faculdade de Educação (FE/UFG), como NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE APOIO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, conforme dispõe o artigo 71 do Regimento da UFG. Em 15 de agosto de 2000 a equipe que o integra reuniu-se e, após um longo processo de discussão, resolveu alterar o nome do mesmo para NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (NUFOP), o que foi informado ao Conselho Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, através do ofício nº 21/2000, de 16 de novembro de 2000. Tal alteração deveu-se à conclusão de que a atuação dos professores e pesquisadores do NUFOP não se restringe apenas ao apoio às atividades de formação de professores, mas propõe desenvolver estudos, pesquisas, extensão e ensino na formação inicial e continuada de professores.

A perspectiva que orienta o trabalho do Núcleo é direcionada para o estudo, pesquisa e extensão das relações entre a prática pedagógica docente e as teorias subjacentes a estas práticas, com vistas à construção de uma práxis que possibilite desvelar a realidade e contribua para uma atuação transformadora desta, de forma humanizadora e sócio-historicamente contextualizada. Nesse sentido ele congrega professores que atuam nas áreas de Ciências Naturais e Humanas, Matemática, Português/Alfabetização, Artes, Didática/Estágio, Formação e profissionalização docente.

O NUFOP é, portanto, um espaço de produção e socialização de conhecimentos sobre formação de professores. Congrega professores e pesquisadores que desenvolvem projetos relacionados à formação e ao trabalho docente, tendo surgido a partir da necessidade de reunir múltiplos esforços de professores e pesquisadores de diversas áreas para articular, como em uma rede, projetos de pesquisa, ensino e extensão à formação inicial e continuada de professores. Em função da proximidade de interesses, a partir de março de 2008 o Laboratório de Matemática passou a compor o NUFOP, bem como o Núcleo de Desenvolvimento em Ciências (NUDEC), a partir de novembro desse mesmo ano.

Em 2016 aconteceu o II Simpósio Temático “Os estágios nas licenciaturas: formação de professores e trabalho docente”, a ser realizado nos dias 13, 14 e 23 de junho. Em 2018 realizamos III Simpósio do Nufop “formação e atuação docente no estágio”. Ambos nas dependências da FE. Estes eventos caracterizam-se pela necessidade de aprofundar o debate sobre o lugar e a natureza do estágio, concebendo-o como campo de atuação que ativa um conjunto de saberes que, tanto impõe limites, como anuncia possibilidades para a formação inicial e a formação continuada. Postula congregar estudiosos interessados em pensar os pressupostos teóricos que calçam os modelos de formação generalista e atuação polivalente no estágio desenvolvido no curso de Pedagogia. Constitui um espaço acadêmico – no âmbito regional - para compartilhar estudos e pesquisas que contemplem diálogos entre futuros professores e professores em exercício e a prática de ensino no contexto da escola, impactada pelas políticas educacionais em andamento e temas correlatos como planejamento, avaliação, ensino e aprendizagem, dentre outros. O público alvo é composto por: Professores de licenciaturas, professores de escolas básicas, estudantes de licenciaturas, profissionais das secretarias de educação, representantes de setores de universidades responsáveis por políticas de estágio/formação de professores. Bem como a participação de educadores, no geral, da Rede Pública em Goiás.