Extensão/Projetos

PROJETOS/CURSOS DE EXTENSÃO

• PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - Coordenação: Professora Drª Valdeniza Maria Lopes da Barra

O projeto busca a melhoria da formação dos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental, articulando formação inicial e continuada e produzindo a escola como espaço de trabalho e de formação de professores. É coordenado nas escolas-campo pelos professores de Estágio da FE e conta com a participação de professores convidados de outras áreas. Trata-se de um projeto que vem sendo desenvolvido desde 1995.

Seus objetivos são: Promover a formação continuada de professores e corpo técnico-pedagógico vinculados aos 12 (doze) campos onde se dão as atividades relativas à disciplina Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Curso de Pedagogia, propiciando intercâmbios formativos entre a formação inicial dos estagiários e a formação continuada dos professores em exercício nas referidas instituições.

Tais intercâmbios se constituem na mediação de temas que traduzem demandas de professores em exercício, o que possibilita aos professores da formação inicial, indícios para redimensionar aspectos da formação inicial.

Será desenvolvido no segundo semestre de 2009 um ciclo de palestras/oficinas uma vez a cada bimestre (setembro e novembro) no NUFOP, aos professores das escolas-campo de estágio e aberta ao público, sobre temas recorrentes colhidos entre os professores das escolas-campo que abordem sobre: Projeto Político Pedagógico; Projeto de ensino; Tema gerador; Interdisciplinaridade; Pedagogia e Pedagogos para quê?; Avaliação da aprendizagem escolar; Leitura e escrita; As Ciências Humanas e Naturais no Ensino Fundamental; Educação inclusiva; Educação Ambiental; Sexualidade na Educação Infantil, Literatura, Indisciplina, entre outros temas que serão levantados em 2009.

Participam deste projeto as/os professoras/es: Carime Rossi Elias, Elizabeth Figueiredo de Sá, Gilson Silva dos Santos, Márcia Ferreira Torres Pereira, Maria Emilia de Castro Rodrigues, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Nancy Nonato de Lima Alves, Suelaynne Lima da Paz e Ruth Catarina C. R. de Souza,  e um(a) bolsista.

• ENCONTRO DAS REDES DE PÚBLICAS DE ENSINO E O ESTÁGIO. Coordenação: Professora Drª Maria Emilia de Castro Rodrigues

A atividade está vinculada ao Estágio na Educação Infantil e Anos Iniciais e visa proporcionar aos alunos e professores de Didática e Estágio Supervisionado, conhecer e discutir a proposta pedagógica e a estrutura das redes públicas de ensino das Secretarias de Educação Estadual de Goiás, Municipal de Goiânia e da Creche da UFG. É desenvolvido pelos professores de Didática e Estágio da FE.

Participam desta atividade as/os professoras/es: Carime Rossi Elias, Elizabeth Figueiredo de Sá, Gilson Silva dos Santos, Márcia Ferreira Torres Pereira, Maria Emilia de Castro Rodrigues, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Nancy Nonato de Lima Alves, Suelaynne Lima da Paz, Ruth Catarina C. R. de Souza e Valdeniza Maria Lopes da Barra.

Esta atividade totaliza 16h que serão desenvolvidas nos dias 18/03/2009 e 24/03/2009, nos períodos matutino e noturno, no miniauditório da Faculdade de Educação/UFG, envolvendo aproximadamente 310 pessoas.

• Projetos de Extensão desenvolvidos pelo NUFOP em interação com os demais núcleos
  • PROJETO DE EXTENSÃO FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E GEAJA. - Articulação NUFOP – NEDESC

Coordenação: Professora Drª Maria Emilia de Castro Rodrigues (NUFOP)

Trata-se de um Projeto de Extensão com várias ações: 1) Participação como membro representante da Faculdade de Educação/UFG no Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos; 2) Grupo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos (GEAJA); 3) Assessoria às secretarias municipais de educação no campo da educação de jovens e adultos. Tal projeto busca a melhoria da formação dos profissionais que atuam na educação de jovens e adultos (EJA) no ensino fundamental, médio e na educação popular. É um projeto que vem sendo desenvolvido desde 1996, com ações inicialmente direcionadas à Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (EAJA e Programa AJA-Expansão), ampliando seu foco de ação a partir de 2008 às demais secretarias de Educação vinculadas ao Fórum Goiano de EJA. As atividades (cursos, grupo de estudos, seminários, palestras, assessorias, formação continuada de professores e educadores populares) acontecem semanal (Formação continuada do Projeto AJA-Expansão), quinzenal (GEAJA) ou mensalmente (formação continuada do Projeto AJA e reuniões ordinárias do Fórum Goiano de EJA) na sala 234 e 238 (NUFOP). Também participa do projeto a Professora Drª Maria Margarida Machado. (NEDESC).

• FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - Articulação NUFOP – NEPESE (Núcleo de Estudos e Pesquisas, Subjetividade e Educação)

Coordenação: Cristina Helou Gomide, Maria Emilia de Castro Rodrigues, Sandra Valéria Limonta, Tânia Miriam de Andrade

Trata-se de um projeto de extensão a ser desenvolvido no NUFOP envolvendo as áreas de Ciências Naturais e Humanas, Matemática, Linguagem, Artes e Didática, por professores vinculados ao NUFOP e NEPESE, dentre outros núcleos. Visa à melhoria da formação dos professores da educação básica. Será desenvolvido por meio de cursos de 40/60 horas, no decorrer do segundo semestre de 2009.

Demais professores participantes do projeto:

• Eliana Gabriel
  • Márcia Ferreira Torres Pereira