Projeto 4: PROLICEN/PROGRAD

Projeto  4: PROLICEN/PROGRAD: Um estudo do Programa de Bolsa de Licenciatura na UFG


Coordenadora: Profa. Dra. Dalva E. Gonçalves Rosa

RESUMO: A presente pesquisa propõe-se a estudar o Programa Bolsa Licenciatura (PROLICEN) coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás desde 1996. Mais especificamente, objetiva analisar os projetos aprovados pelo PROLICEN, no período de 2007 e 2008.

Esse programa contempla as mais variadas áreas do conhecimento envolvidas na formação de professores na UFG e visa contribuir para a melhoria da qualidade dessa formação, vinculando à iniciação cientifica, e para a articulação dos cursos de licenciatura com a Educação Básica. Esse estudo será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental.

Serão realizadas leituras dos projetos, visando coletar informações que serão sistematizadas em base de dados. O instrumento de coleta se constituirá de fichas que apreenderá as informações essenciais do projeto. Serão, ainda, realizadas entrevistas com professores orientadores e alunos bolsistas.

Destaca-se a relevância do presente estudo, visto que contribuirá para a compreensão a avaliação do programa, bem como a oferta de subsídios para o delineamento de futuras políticas e ações da UFG para a formação de professores.

O projeto está registrado na PRPPG/SAPP e  encontra-se em fase de análise e emissão de parecer no Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número de protocolo 072/2009. 

A pesquisa iniciada em 2007 privilegia a compreensão da relação entre espaço e tempo nas escolas de tempo integral da rede pública de Goiânia. A fase inicial foi desenvolvida em duas escolas da rede pública estadual, enquanto a segunda fase (2009) será desenvolvida em duas escolas da rede pública municipal. Parte da hipótese de que as condições materiais de trabalho da escola e do professor traduzem aspectos de um suposto projeto de educação em andamento. O aumento do tempo de permanência na escola implica o redimensionamento do sentido educativo da escola, demandando a reconfiguração de ações curriculares que implicam uma revisão sobre a concepção de formação da escola e sua relação com outros espaços públicos de formação.

O projeto de pesquisa está registrado na PRPPG/SAPP sob o nº. 33600, tendo sido aprovado no Conselho Diretor da Faculdade de Educação em 26/11/2008.

Participantes: Valdeniza Maria Lopes da Barra (coord. FE/UFG); Maria Fernanda Vanoni Rghim – PIBIC CNPq (UEG, 2008); Lívia Telles Costa – PBIC – UEG (2008).