Apresentação
Apresentação
Os seminários de pesquisa constituem-se em um dos principais eventos da pesquisa: “A produção acadêmica sobre o professor: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste”. Estes seminários têm a finalidade de: socializar a produção, avaliar o desenvolvimento e redirecionar, caso necessário, a pesquisa interinstitucional sobre o professor na Região Centro-Oeste.
A pesquisa “A produção acadêmica sobre o professor: estudo interinstitucional da região Centro-Oeste” envolve os programas de pós-graduação em educação do centro oeste - Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Uberaba (UNIUBE).
Os Seminários da pesquisa “A produção acadêmica sobre o professor: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste” acontecem semestralmente, na forma de rodízio, nas seis cidades-sede dos programas de pós-graduação participantes desta investigação: Goiânia-GO., Brasília-DF., Cuiabá-MT., Campo Grande-MS., Uberlândia-MG., e Uberaba-MG. Tais seminários representam hoje um fórum de grande importância para esta pesquisa interinstitucional, principalmente por três razões:
a) por reunir pesquisadores, bolsistas e alunos de graduação e pós-graduação de universidades e faculdades da Região Centro-Oeste, para a divulgação dos resultados da pesquisa e debate da produção acadêmica;
b) avaliar o desenvolvimento da pesquisa interinstitucional e tomar decisões quanto à sua continuidade dos estudos do grupo de pesquisa;
c) divulgação dos resultados da pesquisa, publicizando estudos capazes de promover a formação continuada de professores numa perspectiva humanizadora.
A importância da pesquisa “A produção acadêmica sobre o professor: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste” pode ser compreendida pela quantidade de programas de pós-graduação que contribuem com o desenvolvimento dela e expressivo número de profissionais envolvidos.
Participam desta pesquisa: 21 pesquisadores, 30 alunos de pós-graduação e 25 bolsistas de iniciação científica. Além da importância decorrente da abrangência geográfica e do quantitativo de profissionais envolvidos, esta pesquisa e, especificamente este XIV Seminário, são a expressão de um longo percurso investigativo e da constituição de uma equipe interinstitucional que valoriza e intensifica o trabalho colaborativo.
Estes são aspectos preponderantes para o desenvolvimento de qualquer empreendimento investigativo da envergadura da pesquisa “A produção acadêmica sobre o professor: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste”