Projeto 1 - Metodologia

Metodologia - Projeto 1: A produção acadêmica sobre o professor: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste

Apresentação | Objetivos e Metas | Tema | Metodologia | Fases | Publicações | Equipes Interinstitucionais | Contribuíções | Referências

Estudos sobre a produção acadêmica que analisam trabalhos desenvolvidos por docentes e pesquisadores vêm ocorrendo com certa freqüência nas universidades. Esses trabalhos, para Larocca, Rosso e Pietrobelli de Souza (2005), têm se desenvolvido a partir de um processo meta-analítico da produção existente, contribuindo significativamente para analisar os processos adotados na produção do conhecimento. Esses pesquisadores afirmam a relevância destes estudos avaliativos, sobretudo para os próprios programas de pós-graduação, por permitirem a crítica do conhecimento produzido, apontando aspectos positivos e/ou negativos e  por investirem na melhoria da produção.

Pelas pesquisas meta-analíticas a ciência busca sua coerência, debruçando-se sobre aquilo mesmo que produz, não exclusivamente visando traçar o tradicional estado da arte de determinado conhecimento, mas para que, utilizando-se de procedimentos científicos qualitativos e/ou quantitativos, venha a conhecer melhor a produção científica em seus vários aspectos” (op cit, p.119).

Seguimos os passos do método dialético, que concebe a pesquisa como um trabalho interdisciplinar que integra, a nível interno, elementos gnoseológicos, lógicos, ontológicos e metodológicos, com aspectos, a nível externo, determinantes da realidade sócio-histórica. A metodologia assumida tem como principais características a objetividade, a historicidade, o inter-relacionamento e a visão de totalidade. A realidade é aqui entendida como um todo concreto que tem suas propriedades, sua estrutura e seu desenvolvimento que, inclusive, se refletem sobre princípios epistemológicos e aspectos metodológicos da produção cientifica. A relação entre o todo concreto e a produção cientifica é uma relação dialética, de mútua implicância. O conhecimento deve partir do real concreto para alcançar algo novo.

Na perspectiva dialética, o concreto é, ao mesmo tempo, o ponto de partida e, sob forma diferente, o ponto de chegada. Estes são os princípios que retroalimentam nossos trabalhos. Para alcançar nossos objetivos, a metodologia de trabalho tem sido recriada no decorrer do processo investigativo, como uma das etapas do processo compartilhado de reflexão no qual nos engajamos. Esse dinamismo e caráter de construção do método e metodologia têm ajudado muito a contemplar a finalidade formativa, de constituição de equipe de pesquisadores, inerente a esse projeto interinstitucional.

Essa perspectiva metodológica se concretiza na leitura integral das produções, catalogação em uma “ficha de análise”2, construída coletivamente e comum a todas as equipes participantes do projeto. Esses dados dos trabalhos são discutidos e, eventualmente, corrigidos e socializados em um site na rede de computadores3.

Além da comunicação constante, via rede de computadores, as equipes de pesquisadores se reúnem em seminários – em média três a cada ano – para discussão, socialização dos resultados e redirecionamento da pesquisa. Esses seminários ocorrem na forma de rodízio, sedados pelos programas participantes do projeto4.