Projeto 1 - Referências

Referências - Projeto 1: A produção acadêmica sobre o professor: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste

Apresentação | Objetivos e Metas | Tema | Metodologia | Fases | Publicações | Equipes Interinstitucionais | Contribuíções | Referências

ANDRE, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Caderno de Pesquisa, jul. 2001, n.113, p.51-64. ISSN 0100-1574, 2001.

__________________. Estado da arte da formação de professores no Brasil. In: Educação & Sociedade, ano XX, n. 68/especial. Campinas/SP: CEDES, dez, 1999.

BRZEZINSKI, I. & GARRIDO, E. Análise dos Trabalhos do GT de Formação de Professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. In: Revista Brasileira de Educação, n. 18. Rio de Janeiro: Anped, Campinas: Ed. Autores Associados, set/out/nov/dez, 2001.

COSTA, M. V. (org) Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

CUNHA, L. A. Pós-Graduação em educação: ponto de inflexão? Cadernos de Pesquisa, n. 77, p. 63-80, maio 1991.

CURY, C. R. J. Prefácio. In. MELLO, G. N. de. Magistério de 1o grau: da competência técnica ao compromisso político. 3a ed. São Paulo, Cortez, 1983.

FRIGOTTO, G. A formação e profissionalização do educador: novos desafios. In: SILVA, Tomaz Tadeu da e GENTILI, Pablo (org.) Escola S.A. Brasília, CNTE, 1996.

GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário, in GENTILI, P. & SILVA,T.T. (orgs). Escola S.A. – quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo.Brasília, CNTE, pp9-49,1996.

GERALDI, C.M.G. (org). Cartografias do trabalho docente. Campinas, S. Paulo: Mercado de Letras,1998.

___________________. Saberes docentes e identidade profissional: A formação de professores na Universidade Federal de Goiás.Tese de doutorado.Usp, 2001

HORTA, J. S. B. Prefácio. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. N. M.(Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias de teses e dissertações. São Paulo: Cortez; Florianópolis: UFSC, 2002.

KUENZER, Acácia Z. & MORAES, Célia M. de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educ. Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1341-1362, Set./Dez., 2005.

LAROCCA, P.; ROSSO, ªJ. & SOUZA, P. de A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. In: Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n.º 3. p118-133, mar. 2005.

LOUREIRO, M. C S. et alii. O professor na região centro-oeste: o estado do    conhecimento. Anais do VI EPECO, 2002.

Menser, M. & ARONOWITZ,S. Sobre los estudios culturales, la ciencia y la tecnologia in: Menser, M. ; ARONOWITZ, S. & MARTISONS, B. Tecnociencia y cibercultura. La interrelation entre cultura, tecnologia y ciencia. Barcelona, Paidós, 1998.

NETO,A.V. Paradigmas? Cuidado com eles! In: COSTA, M. V. (org). Caminhos invetigativos II: novos olhares na pesquisa em educação.2ª ed. Rio de Janeiro, DP&A,2002.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: Nóvoa, A. (org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

PNUD. Los retos educativos del futuro. Estado de la educación en América latina y en el Caribe. Costa Rica, Guilá Editora, Pnud,1999.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, Selma G. (orgs.) Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

SCHÖN, D.A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TEDESCO, J.C. Los docentes y las reformas educativas. In: PNUD. Los retos educativos del futuro.Estado de la educación en América latina y en el Caribe. Costa Rica, Guilá Editora, Pnud,1999.

TORRES, R M. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: DE TOMMASI, L. et alli. O banco mundial e as políticas educacionais. São Paulo, Cortez, 1996.

TOSCHI, M. S. et alli. O professor na região centro-oeste: o estado do conhecimento. Anais do VI EPECO, 2003.

___________________. Psicologia e educação: a produção discente na pós-graduação em educação no Brasil (1982 a 1991). In.: Psicologia da Educação. Revista do programa de estudos pós-graduados, n. 1. São Paulo: PUC/SP – EDUC, nov, 1995.

WARDE, M. J. O Papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 73, p. 67-75, 1990.

WARDE, M. J. Psicologia e educação: a produção discente na pós-graduação em educação no Brasil (1982 a 1991). In.: Psicologia da Educação: revista do programa de estudos pós-graduados, n. 1. São Paulo: PUC/SP – EDUC, nov, 1995.