Projeto 1 - Objetivos e Metas

Objetivos e Metas - Projeto 1: A produção acadêmica sobre o professor: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste

Apresentação | Objetivos e Metas | Tema | Metodologia | Fases | Publicações | Equipes Interinstitucionais | Contribuíções | Referências

    •  Formação de pesquisadores e de profissionais especializados para o setor educacional;
    • Aprofundamento e agilidade dos estudos no campo educacional na Região Centro-Oeste;
    • Consolidar o caráter cooperativo da pesquisa, agregando pesquisadores atuantes em várias disciplinas e contextos educacionais;
    • Fortalecer a produção dos Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste, sobretudo, numa área de suma importância como a de formação de professores.

     Conforme o entendimento de Nóvoa (1995), o grupo procura criar condições de produção de uma síntese dos conhecimentos que possibilite pensar a temática professores(as), a partir da realidade regional e nacional em suas articulações com a globalidade.

Questões centrais da pesquisa:

  • Quais tendências, lacunas e recorrências apresenta a produção acadêmica sobre professores na Região Centro-Oeste, no período de 1999-2009?
  • Como estão se manifestando os fatores históricos, epistemológicos e políticos sobre a produção de conhecimento nessa área temática?
  • Se e como a atual produção acadêmica sobre o tema professores está contribuindo para o avanço do conhecimento científico e para a melhoria dos processos e das práticas educacionais?

A pesquisa empenha-se no alcance dos seguintes objetivos:

  • identificação, organização e catalogação, no conjunto da produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação participantes, dos trabalhos que abordam o tema "professor", no período de 1999-2009
  • análise desse período, enfocando sob uma perspectiva histórica, a presença de diferentes temas e seus desdobramentos, os referenciais teóricos e metodológicos, as concepções de educação, de professor, de ensino e de aprendizagem, explicitados nas dissertações e teses sobre o professor
  • constituição de espaços interativos para promoção do intercâmbio de dados e informações, do debate de idéias e do trabalho em parcerias entre os pesquisadores da área na região, para aprimoramento de nossas produções acadêmicas e o desenvolvimento de vínculos interinstitucionais
  • delineamento para um panorama regional da situação docente, desenvolvendo metodologia de leitura/interpretação de dados sistematizados pelo INEP, e dos organizados pelo projeto
  • contribuição para os trabalhos de orientação de estudos, pesquisas e publicações  nos  referidos programas, e em outros similares situados nesta e em outras partes do País, com subsídios em dados e bibliografias, produzidos sobre o tema em âmbito regional
  • elaboração de apontamentos críticos, sobre lacunas nos conteúdos temáticos, ausências ou exploração insuficiente de referenciais institucionais e teórico-metodológicos, de publicações e outros recursos disponíveis dada a realidade da região, oferecendo sugestões para a definição de políticas de formação e de atuação docente