Projeto 1 - Tema

Tema  -  Projeto 1: A produção acadêmica sobre o professor: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste

Apresentação | Objetivos e Metas | Tema | Metodologia | Fases | Publicações | Equipes Interinstitucionais | Contribuíções | Referências

QUALIFICAÇÃO: O PRINCIPAL PROBLEMA A SER ABORDADO

     No Brasil, o rápido aumento da pesquisa educacional surgiu com a criação e consolidação dos Cursos de Pós-Graduação. A complexa diversidade de temas estudados, os modismos metodológicos, as variadas estratégias de pesquisa, a diversidade de técnicas e instrumentos, o significativo aumento da massa crítica nos centros de pesquisa justificam o estudo sobre a pesquisa desenvolvida particularmente nos Cursos de Pós-Graduação. 

     Na área de educação, mais especificamente, o volume de pesquisas começou a crescer a partir dos anos 70, do século passado, quando foram criados e consolidados boa parte dos Programas de Pós-Graduação. Estes Programas tinham como principais objetivos a formação de recursos humanos para a docência e investigação qualificadas, através de estudos teóricos e a elaboração de pesquisas. A partir daquele momento, os trabalhos acadêmicos tornam-se a principal forma de elaboração sistemática de conhecimentos no campo da educação. O volume e os índices dessa produção cresceram muito ao longo das décadas de 1970 e 1980, alcançando, na década de 1990, um total de 49 cursos credenciados no país (39 mestrados e 10 doutorados) com aproximadamente 8000 dissertações e 600 teses produzidas e defendidas. A década de 1990 demarcou a necessidade de fazer um balanço das dificuldades, dos avanços e das características do trabalho realizado (WARDE, 1990; KUENZER E MORAES, 2005).

     Consideramos imprescindível buscar respostas à questão sugerida por Warde (1990): se e como a atual produção acadêmica sobre o tema professor, está contribuindo para o avanço do conhecimento científico e para a melhoria dos processos e das práticas educacionais.

      Sabemos que junto a esse crescente aumento da produção apareceram vários problemas que podem se agravar com o desconhecimento do que efetivamente se produz, generalizadamente, no caso em nossos programas de pós-graduação.

     Entre esses problemas podemos relacionar alguns já bastante denunciados em outros estados da arte (ver por ex. TOSCHI et alii; SOUZA et et alii, ANDRÉ, BRZEZINSKI) o formalismo acadêmico, o “ritualismo metodológico” (quando não a ausência da preocupação metodológica), “o modismo teórico”, a presença, progressivamente mais intensa, de tentativas ecléticas que juntam aleatoriamente métodos, técnicas e referenciais teóricos sem uma clara compreensão dos fundamentos epistemológicos e das implicações filosóficas dos diversos caminhos do conhecimento; a influência, ainda forte, dos manuais de pesquisa que "ensinam" técnicas de coleta, organização, análise de dados, sugerem receitas e modelos que, na sua maioria, se enquadram nos delineamentos, procedimentos e sistematizações próprios de uma concepção positivista de ciência e assumem a defesa do "método científico", rigoroso e objetivo.

     Esse contexto demanda projetos de pesquisa que buscam que “mapeiem” a produção, indicando suas lacunas, tendências e possíveis equívocos. É nesse contexto que se enquadra o projeto de pesquisa “A produção acadêmica sobre professores - estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste”.

     Esta investigação procura trabalhar as diversas arquiteturas da produção, para compreendê-la e buscar indicadores qualitativos, como também para incentivar a constituição de outras produções sobre o tema que, por sua vez, elevem a formação teórica e epistemológica dos que se dedicam ao estudo do (a) professor (a), a fim de promover a valorização profissional e acadêmica do trabalho docente.

     Em função da amplitude do assunto, o projeto dedica-se primeiramente às teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, no período de 1999 a 2005, em um segundo momento os dados serão atualizados para toda a produção até 2008. Convêm observar que a escolha do período se justifica por haver outros trabalhos que analisaram os períodos anteriores da produção do Centro-Oeste (TOSCHI et alli, 2002). Nosso objetivo geral é analisar a produção sobre o professor, explicitar os vários enfoques epistemológicos do ponto de vista de sua conexão interna e de sua relação com os fatores sócio-históricos.

     O estudo assume, portanto, a característica de um estudo meta-analítico que, a partir de um razoável distanciamento, procura questionar as pesquisas a respeito de seus princípios, fundamentos, objetos, métodos, metodologias, concepções de educação, de professores, temas associados à temática, referencial teórico e autores clássicos utilizados, para desvendar as estruturas epistemológicas internas das pesquisas em educação na Região Centro-Oeste.

     A intenção não é apenas constatar as diferentes conotações epistemológicas assumidas pelos autores, e muito menos propor instrumentos para simples avaliação da produção cientifica. Subjacente aos objetivos desta pesquisa há uma abordagem crítica da ciência, segundo a qual, a produção científica deve ser entendida tanto como produção social, influenciada pelas condições históricas, quanto como impulso renovador destas mesmas condições. Aplicando-se essa idéia à educação, significa que a prática da pesquisa educacional traz em si a marca da realidade sócio-histórica, que também é chamada a contribuir para a melhoria da nossa realidade.

       Nesta mesma linha de raciocínio, posicionando-nos juntamente com Duarte (2000), pretendemos analisar a produção em uma perspectiva da totalidade da realidade educacional; evitando, assim, abordagens que se limitam ao micro, ao caso isolado, ao particular. Esse mesmo autor chama a atenção para a fragilidade das pesquisas em educação que adotam a metodologia qualitativa que “com raras exceções, pouco ou nada acrescentam ao processo de compreensão do concreto enquanto uma rica totalidade com múltiplas determinações e relações diversas”, (idem, p. 92).

       Valemo-nos também das advertências de Costa (2000) que tem salientado a concepção segundo a qual o discurso, as narrativas, os textos científicos, têm um papel constitutivo e assim, não apenas descrevem as coisas, os fatos, mas “instituem as coisas, inventando sua identidade” (idem, p. 32). E, como os discursos também operam na constituição dos sujeitos, torna-se importante desvelar como se tem escrito sobre os sujeitos, os grupos, os professores e professoras. Citando Popkewitz (1991), para quem as idéias “podem ser vistas como sistemas que demarcam e moldam como deve ver-se o mundo, que possibilidades estão disponíveis e são razoáveis”, ressalta a importância de investigar como os discursos sobre os docentes estão produzindo os próprios docentes, como tais discursos instigam os docentes a serem da forma como são.

     Entendemos que não importa apenas perguntar o que foi a produção científica em um determinado período, senão que é fundamental averiguar qual sua pertinência e significado para a formação de professores. Por esta razão, esta proposta visa identificar nos programas de pós-graduação, a produção acadêmica sobre a temática do (a) professor (a) em suas múltiplas dimensões, para fins de resgatar, analisar e organizar esse saber. A análise das dissertações e teses, na íntegra, deverá gerar uma síntese que enfoque aspectos de seus discursos e que revelem tendências e relevâncias para o desenvolvimento da educação, a partir da produção universitária e de um quadro da situação educacional da região a ser traçado pelas informações disponíveis no INEP.

     É com esses princípios e na perspectiva desses autores é que a nossa proposta visa resgatar e organizar o saber sobre o professor em suas múltiplas dimensões, identificando, nos programas de pós-graduação em educação, a produção acadêmica a respeito, a partir do ano de 1999 até 2005, de início, e posteriormente atualizado até 2008.