Projeto 2 - Apresentação

Apresentação - projeto 2

Apresentação | Objetivos e Metas | Tema | Metodologia | Fases | Publicações | Equipes Interinstitucionais | Contribuíções | Referências

QUALIFICAÇÃO DO PRINCIPAL PROBLEMA A SER ABORDADO

     No Brasil, o rápido aumento da pesquisa educacional surgiu com a criação e consolidação dos Cursos de Pós-Graduação. A complexa diversidade de temas estudados, assim como os modismos metodológicos, as variadas estratégias de pesquisa, a diversidade de técnicas e instrumentos, o significativo aumento da massa crítica nos centros de pesquisa, justificam o estudo sobre a pesquisa desenvolvida particularmente nos Cursos de Pós-Graduação. 

     Na área de educação, os Cursos de Pós-Graduação tinham como principais objetivos a formação de recursos humanos para a docência e investigação qualificadas, através de estudos teóricos e a elaboração de pesquisas. A partir daquele momento, os trabalhos acadêmicos tornam-se a principal forma de elaboração sistemática de conhecimentos no campo da educação. O volume e os índices dessa produção cresceram muito ao longo das décadas de 70 e 80, alcançando, na década de 90, um total de 49 cursos credenciados no país (39 mestrados e 10 doutorados) com aproximadamente 8000 dissertações e 600 teses produzidas e defendidas. A década de 90 demarcou a necessidade de fazer um balanço das dificuldades, dos avanços e das características do trabalho realizado (WARDE, 1990; KUENZER E MORAES, 2005).

     Consideramos imprescindível buscar respostas à questão sugerida por Warde (1990): se e como a atual produção acadêmica sobre o tema professor, está contribuindo para o avanço do conhecimento científico e para a melhoria dos processos e das práticas educacionais.

     Além das inquietações de Warde, ainda temos as de Kuenzer e Moraes (2005), em um trabalho sobre o percurso da pós-graduação, chamam a atenção para o papel indutor do Estado no redirecionamento da pós-graduação.  As autoras reconhecem como positiva a decisão de privilegiar a pesquisa e seu caráter de cientificidade nestes programas, contudo, salientam aspectos negativos não resolvidos como a “exacerbação quantitativista”, a qual prioriza avaliar o que pode ser mensurado, deixando de lado, ou em segundo plano, relevantes elementos da produção que não podem ser plenamente aferidos por fórmulas pré-estabelecidas, nos formatos que conjugam processos quantitativos e processamento rápido das informações (KUENZER e MORAES, 2005).

       Dentre as conseqüências dessa ênfase quantitativista, o controle sobre a duração dos cursos realizados pela CAPES, embora tenha sido pensado para diminuir o tempo excessivo dispensado aos cursos de mestrado e doutorado, aparece como um dos fatores que tem provocado o aligeiramento, sobretudo do mestrado, que agora é considerado iniciação à pesquisa a ser completada no doutorado. As exigências quantitativas relativas à produção acadêmica passaram a gerar uma febre produtivista, transformando a quantidade em meta e criando um contexto que prioriza a publicação, não importando tanto a qualidade do que é produzido.

     Outros problemas ainda se relacionam à atual produção acadêmica: o formalismo acadêmico, onde a intenção não é produzir novos conhecimentos e sim cumprir uma exigência de titulação; o “ritualismo metodológico” e o modismo teórico que predominam particularmente nos Centros de Pós-Graduação, responsáveis pela formação de pesquisadores; a presença, progressivamente mais intensa, de tentativas ecléticas que juntam aleatoriamente técnicas, métodos e referenciais teóricos sem uma clara compreensão dos fundamentos epistemológicos e das implicações filosóficas dos diversos caminhos do conhecimento; a influência, ainda forte, dos manuais de pesquisa que "ensinam" técnicas de coleta, organização, análise de dados, sugerem receitas e modelos que, na sua maioria, se enquadram nos delineamentos, procedimentos e sistematizações próprios de uma concepção positivista de ciência e assumem a defesa do "método científico", rigoroso e objetivo.

     É nesse contexto que se enquadra este projeto de pesquisa. Esta investigação procura trabalhar as diversas arquiteturas da produção, para compreendê-la e buscar indicadores qualitativos, como também para incentivar a constituição de outras produções sobre o tema, que por sua vez, elevem a formação teórica e epistemológica dos que se dedicam ao estudo do (a) professor (a), a fim de promover a valorização profissional e acadêmica do trabalho docente.

     Em função da amplitude do assunto, este projeto restringe-se às teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, no período de 1999 a 2005, convêm observar que a escolha do período se justifica por haver outros trabalhos que analisaram os períodos anteriores da produção do Centro-Oeste (TOSCHI et alli, 2003). 

Nosso objetivo geral analisar, no âmbito geral, as pesquisas que se preocupam com o professor e sua formação, no âmbito específico deste projeto, nos interessa o modo como os trabalhos discutem o problema da “Violência Escolar” e a efetivação de políticas públicas para a propagação da “Educação para a Paz”.

     O estudo assume, portanto, a característica de um estudo metacientífico que, a partir de certo distanciamento, procura questionar as pesquisas a respeito de seus princípios, fundamentos, objetos, métodos, metodologias, concepções de educação, de professores, temas associados à temática, referencial teórico e clássico utilizados, para desvendar as estruturas epistemológicas internas das pesquisas em educação do Centro-Oeste.

     A intenção não é apenas de constatar e referir as diferentes conotações epistemológicas assumidas pelos autores, e muito menos propor instrumentos para simples avaliação da produção científica, subjaz aos objetivos da pesquisa uma abordagem com um conceito crítico da ciência, segundo o qual, a produção científica deve ser entendida tanto como produção social, influenciada pelas condições históricas, quanto como impulso renovador destas mesmas condições. Aplicando-se essa idéia à educação, significa que a prática da pesquisa educacional traz em si a marca da realidade sócio-histórica, que também é chamada a contribuir para a melhoria da nossa realidade.

     Procuramos uma visão geral das pesquisas e o estabelecimento das relações internas e externas. A análise proposta dos trabalhos dos programas de pós-graduação não se esgota na constatação positivista de suas características, procedimentos, metodologias, etc., mas no esclarecimento da ligação entre a prática científica e a sua verdadeira contribuição com o campo de formação de professores.

     Entendemos que não importa apenas perguntar o que foi a produção científica num determinado período, senão que é fundamental averiguar qual sua pertinência e significado para os encaminhamentos sobre o entendimento da violência escolar e sua efetiva contribuição com a formação de professores. Por esta razão, esta proposta visa identificar nos programas de pós-graduação, a produção acadêmica sobre a temática do (a) professor (a), para fins de resgatar, analisar e organizar esse saber, sobretudo no que diz respeito a questão da “Violência Escolar” e a efetivação de políticas públicas para a propagação da “Educação para a Paz”.

     A análise das dissertações e teses, na íntegra, deverá gerar uma síntese que enfoque aspectos de seus discursos e que revelem tendências e relevâncias para o desenvolvimento da educação, a partir da produção universitária e de um quadro da situação educacional da região a ser traçado pelas informações disponíveis no INEP. Esta análise busca atualizar uma perspectiva histórica, nas políticas da educação superior, especialmente para a pós-graduação, considerando sua atuação sistêmica no desenvolvimento dos demais níveis da educação pública.