Projeto 2 - Metodologia

Metodologia - Projeto 2

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METODOLOGIA A SER EMPREGADA

     Estudos sobre a produção acadêmica que analisam trabalhos desenvolvidos por docentes e pesquisadores têm, segundo os trabalhos de Larocca, Rosso e Pietrobelli de Souza (2005), contribuindo significativamente para analisar os processos adotados na produção do conhecimento, a partir de um processo meta-analítico da produção existente. Estes pesquisadores afirmam a relevância destes estudos avaliativos, sobretudo para os próprios programas de pós-graduação, por permitirem a crítica do conhecimento produzido, apontando aspectos positivos e/ou negativos e  por investirem na melhoria da produção.

      Pelas pesquisas meta-analíticas a ciência busca sua coerência, debruçando-se sobre aquilo mesmo que produz, não exclusivamente visando traçar o tradicional estado da arte de determinado conhecimento, mas para que, utilizando-se de procedimentos científicos qualitativos e/ou quantitativos, venha a conhecer melhor a produção científica em seus vários aspectos” op cit, p.119).

     Nesta pesquisa os pesquisadores têm como meta ir além do chamado estado da arte. Para tanto, as dissertações e teses selecionadas, aquelas que colocam algum foco no tema “professor”, são lidas na sua integridade. Esse procedimento segue os princípios que regem o conceito crítico de ciência, eles aplicam-se também à pesquisa metacientífica, que é um estudo que vem depois da ciência e que tem por objeto a própria ciência, interrogando-a a partir de um nível superior sobre seus princípios, seus fundamentos, seus métodos, seus objetos, suas condições de validade etc.

     Seguimos os passos do método dialético, que concebe a pesquisa como um trabalho interdisciplinar que integra, a nível interno, elementos gnoseológicos, lógicos, ontológicos e metodológicos, com aspectos, a nível externo, determinantes da realidade sócio-histórico. A metodologia assumida tem como principais características a objetividade, a historicidade, o inter-relacionamento e a visão totalizante. A realidade é aqui entendida como um todo concreto que tem suas propriedades, sua estrutura e seu desenvolvimento que, inclusive, se refletem sobre princípios epistemológicos e aspectos metodológicos da produção científica. A relação entre o todo concreto e a produção cientifica é uma relação dialética, de mútua implicância. O conhecimento deve partir do real concreto para alcançar algo novo.

     Na perspectiva dialética, o concreto é, ao mesmo tempo, o ponto de partida e, sob forma diferente, o ponto de chegada. Estes são os princípios que retroalimentam nossos trabalhos, para alcançar nossos objetivos, a metodologia de trabalho tem sido recriada no decorrer do processo investigativo, como uma das etapas do processo compartilhado de reflexão no qual nos engajamos.