Projeto 2: Violência Escolar
Projetos/Atividades - Projeto 2: A produção acadêmica sobre o professor e o debate sobre a violência escolar e a educação para a paz: um estudo interinstitucional das percepções e propostas produzidas pelos Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste
Apresentação | Objetivos e Metas | Tema | Metodologia | Fases | Publicações | Equipes Interinstitucionais | Contribuíções | Referências
Projeto 2: A produção acadêmica sobre o professor e o debate sobre a violência escolar e a educação para a paz: um estudo interinstitucional das percepções e propostas produzidas pelos Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste
Coordenação Geral do projeto: Prof.ª Dra. Solange M. O. Magalhães/FE/UFG
RESUMO: Este projeto de pesquisa faz parte de um conjunto de pesquisas sobre a pesquisa educacional - "pesquisa da pesquisa", integra, como sub projeto, a pesquisa “A Produção Acadêmica Sobre Professores: Estudo Interinstitucional da Região Centro-Oeste” que surge ante a necessidade de analisar a proliferação de pesquisas e centros de pesquisa na área das ciências da educação. A "pesquisa da pesquisa" é uma atitude deliberada e sistemática de busca que leva à conceitualização, expressão, concepção e produção de novas formas de pesquisa, que indaga o tipo de pesquisa que se está realizando, sua qualidade, sua utilização, onde é realizada, em que condições, o tipo de conteúdos que desenvolve os temas escolhidos, sua relação com as exigências e necessidades regionais e nacionais, sua contribuição para a construção de novas teorias e para o desenvolvimento de novas pesquisas, como são utilizados seus resultados etc.
Os principais objetivos da pesquisa são:
a) a identificação, organização e catalogação, no conjunto da produção acadêmica dos programas de pós-graduação em educação participantes, dos trabalhos que abordam o tema "professor", primeira fase: período de 1999-2005 e, na segunda fase: período de 2005-2009;
b) a análise desses períodos, numa perspectiva histórica, identificando a presença do tema violência escolar e Educação para Paz; explicitados ou implícitos nas dissertações e teses sobre o professor;
c) a constituição de espaços interativos para promoção do intercâmbio de dados e informações, do debate de idéias e do trabalho em parcerias entre os pesquisadores da área na região, para aprimoramento de nossas produções acadêmicas e o desenvolvimento de vínculos interinstitucionais;
d) a contribuição para os trabalhos de orientação de estudos, pesquisas e publicações nos referidos programas, e em outros similares situados nesta e em outras partes do País, com subsídios em dados e bibliografias, produzidos sobre o tema em âmbito regional;